Cognição Indumentária


Já ouviu falar em cognição indumentária ? Cognição indumentária ou efeito cognitivo da vestimenta, é um termo usado por cientistas para descrever a influência que as roupas exercem em nossos processos psicológicos. Afetando a forma como nos vemos, como pensamos, como nos comportamos e também entender os efeitos que nossas roupas causam em outras pessoas.

A cognição indumentária, envolve a coocorrência de dois fatores independentes: o significado simbólico das roupas e a experiência física de usá-las. Dessa forma, a maneira que você é percebido através do que você veste, também têm ligação com os sentimentos internos que você tem ao colocar uma determinada peça de roupa no seu corpo. Isso significa que se você não está se sentindo segura com a roupa que está usando, consequentemente você irá emitir comportamentos de insegurança, insatisfação, dentre outros. Você pode ser a pessoa mais segura desse mundo, mas neste momento, não estará comunicando isso.

Nossa imagem pessoal influencia nossos processos cognitivos e psicológicos. Isso acontece porque as roupas que vestimos, (desde que estejam no nosso corpo), são incorporadas pela nossa mente juntamente com o significado que damos a elas. Em outras palavras se você acredita que determinada pessoa (pode ser do seu convívio pessoal ou pessoa pública) é elegante e sofisticada, você acaba incorporando que aquele tipo de roupa que ela usa é elegante e sofisticada, e portanto o dia que você tiver usando roupas semelhantes às dela irá se sentir elegante e sofisticada. Esse processo de incorporação é justamente o que denomina-se de cognição indumentária, não à toa muitos atores dizem que a roupa ajuda na incorporação do personagem.

#imagempessoal

#estilo

#consultoriadeimagem

#consultoriadeestilo

#cognicaoindumentaria

#estilosemnoia

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo